segunda-feira, 2 de abril de 2012

Tabela de Mendeleieve e elementos químicos


                                                                  
Mendeleiev (1834-1907) e a Tabela Periódica


Dimitri Ivanovich Mendeleev nasceu na Sibéria em 1834, e é considerado, pela comunidade científica, um dos maiores gênios da química. A ele e a Lothar Meyer deve-se o desenvolvimento da periodicidade química. Estes detalharam as propriedades dos elementos e suas massas atômicas, o que proporcionou um melhor entendimento da periodicidade das propriedades dos elementos.
Mendeleev organizou os dados da química inorgânica e começou a colecionar todas as informações sobre os elementos conhecidos na época. Os dados eram anotados em cartões, que eram fixados na parede de seu laboratório e, quando observava alguma semelhança, mudava a posição dos cartões. Com isso, percebeu que diversas propriedades dos átomos não aumentavam de forma contínua com o aumento da massa do mesmo. Foi observado também que quando essas propriedades eram representadas em um gráfico em função do peso atômico, obtinham-se assim curvas periódicas e repetitivas.Tudo isto gerou a tabela periódica, com elementos posicionados horizontalmente, de acordo com
as massas atômicas crescentes, e verticalmente, com elementos de propriedades semelhantes. A tabela em sua versão original não era perfeita, por exemplo, havia a inversão entre o Iodo e o Telúrio, e até 1800 apenas 30 elementos eram conhecidos, hoje já são 118.
A lei periódica dos elementos proposta por Mendeleev foi apresentada por ele à comunidade científica em 1869. Tal lei consistia numa relação entre as propriedades dos elementos químicos e o seu peso atômico, como dito anteriormente. E como se não bastasse, Mendeleev deixou posições vazias em sua tabela dedicado aos elementos que eram desconhecidos.
O que demonstra o quão surpreendente foi o trabalho desenvolvido por Dimitri, é que naquela época muitos elementos naturais, como os gases nobres, não eram conhecidos, assim como a estrutura atômica e os números atômicos que são utilizados na organização dos elementos da tabela atual.
A este brilhante cientista foi dado o nome do elemento de número atômico 101, Mendelévio, o que foi de grande merecimento, pois a Tabela Periódica é o instrumento mais utilizado pelos químicos atuais.


Os Elementos Químicos

Os elementos químicos foram sendo descobertos ao longo dos séculos . Na antigüidade, Ouro, Prata, Cobre, Ferro, Chumbo, Estanho, Mercúrio e Enxofre já eram conhecidos. E ainda no tempo da Alquimia, outros quatro “apareceram”, que são o Arsênio, o Antimônio, o Bismuto e o Fósforo.
Mas foi apenas a partir do grande desenvolvimento da Química Orgânica, no século XIX, que grandes filósofos fizeram suas descobertas, apresentando os elementos químicos contidos na Tabela Periódica atualmente.
Dentre os mais conhecidos elementos de hoje, destacamos o Oxigênio, o Hidrogênio, o Nitrogênio e o Carbono.
O Oxigênio, elemento mais abundante na Terra, foi a maior descoberta de Joseph Priesley, o qual denominou-o “ar perfeito”. Já o Hidrogênio, foi mérito de Henry Cavendish, que misturando metais com ácidos, observou um gás que desprendia durante a reação. A descoberta do Nitrogênio é atribuída a Daniel Rutheford, em 1772, e o nome “Nitrogênio”, foi dado por Jean Antoine Chaptal após a descoberta de sua relação com o ácido nítrico. Dentre os elementos o Nitrogênio é o sexto em abundância no Universo e possui 78% do volume atmosférico. E para finalizar, o Carbono, que é um dos elementos mais importantes na Terra, pois constitui os compostos orgânicos. Este elemento é responsável pela existência dos mais modernos materiais, como plásticos, fibras, etc. E é encontrado em três formas: O Carbono Grafite, o Carbono Diamante e o Carbono Fulereno, que é o mais recente.

Por Leonardo Souza



Nenhum comentário:

Postar um comentário