segunda-feira, 2 de abril de 2012

O modelo atômico de Rutherford


O modelo atômico de Rutherford
Em 1911, Rutherford fez uma experiência muito importante, que alterou e melhorou  a compreensão do modelo atômico.
Foi feita a experiência com um pedaço de metal polônio que emitia um feixe de partículas  α , que atravessava uma lâmina de ouro muito fina, então o cientista percebeu, que boa parte das partículas α atravessavam a lâmina como se ela fosse uma peneira, poucas partículas desviavam ou retrocediam.
Rutherford então explicou que a lâmina de ouro não era feita de átomos maciços e justapostos, como haviam dito Dalton e Thomson, Rutherford então admitiu que ela seria formada por pequenos núcleos, densos e positivos, postos em grandes espaços vazios, por isso a maioria das partículas não altera sua direção. Os desvios ocorrem por que as partículas α são positivas e o átomo de ouro também, por isso acontece o desvio (cargas opostas se repelem), as partículas α então serão desviadas bruscamente para o lado ou no caso extremo, quando ela se choca diretamente com o átomo, será jogada para trás.
Porém Rutherford tinha uma duvida, se os átomos do elemento tem núcleo positivo, como explicar que a lâmina é neutra.
Rutherford imaginou que ao redor do núcleo estavam girando os elétrons. Como os elétrons são negativos, iriam balancear o átomo e garantir a neutralidade elétrica do átomo. Sendo muito pequenos e estando bem afastados entre si, os elétrons não iriam interferir na trajetória das partículas α.
O átomo seria então como o sistema solar, onde o núcleo é o Sol, e os elétrons os planetas, girando em orbitas circulares e formando a eletrosfera.
Hoje em dia sabemos que o tamanho do átomo é 10.000 a 100.000 vezes maior que o tamanho do seu núcleo.
No modelo atômico de Rutherford surgia então a duvida, se o núcleo do átomo é apenas formado por partículas positivas, por que elas não se repelem e o núcleo desmorona? Em 1932, o cientista James Chadwick respondeu a essa pergunta, ele verificou que o núcleo do elemento berílio radioativo emite partículas sem carga elétrica e de massa muito próxima a dos prótons. Essa partícula foi denominada nêutron, confirmando assim a existência da terceira partícula subatômica. Os nêutrons “isolam” os prótons, evitando sua repulsão e o desmoronamento do núcleo.
           Partícula
Massa
        Carga elétrica
           Próton
                     1
                   +1
           Nêutron
                     1
                      0
           Elétron
              1/1836
                    -1


Fonte de Pesquisa: Química, Ricardo Feltre, Química Geral, volume 1.

Por Leonardo Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário